O ar condicionado aumenta o consumo de combustível do caminhão?

Postado: 03/10/2017

O ar condicionado aumenta o consumo de combustível do caminhão?


O ar condicionado tem deixado de ser um artigo de luxo como acessório de caminhão e, vem se tornando imprescindível, ou até mesmo obrigatório em alguns casos, para a qualidade e a rentabilidade do serviço prestado pelo motorista.

É sabido, também, que os proprietários dos caminhões, compreensivelmente, se preocupam com a elevação dos gastos em razão do uso desse importante equipamento, seja pelos valores das peças, o custo da instalação e o aumento no consumo do combustível.

O mercado atual, dada a diversidade de fornecedores e produtos, tem proporcionado valores flexíveis e, ainda, facilitado a forma de pagamento. Quanto ao consumo do combustível, principal questionamento, pergunta-se: é verdadeira a afirmação de que o ar condicionado aumenta o consumo do combustível do caminhão?

Para encontrarmos essa resposta é necessário, primeiro, entender o funcionamento do sistema de ar condicionado.

Quando o botão do ar condicionado é acionado, entra em funcionamento o compressor de ar, que é ligado ao motor do caminhão geralmente através do sistema de correias.

O ar condicionado portanto, através do compressor, utiliza da energia do motor para seu funcionando. Os compressores utilizados nos caminhões, e também na linha leve, consome de 2 a 5 cv do potência. Esse valor se comparado a um veiculo 1.0 (cerca de 70 cv), corresponde a cerca de 7% da potência do veiculo, realmente altera consideravelmente o consumo de combustível do carro.

Porém, quando tratamos de caminhões as potências são mais elevadas, normalmente acima de 200 cv, o que torna o ar condicionado praticamente irrelevante, se comparado a potência total do caminhão. Além disso, devemos considerar o arraste aerodinâmico que ocorre quando o veiculo está com os vidros abertos, onde a exposição ao vento aumenta de forma exponencial conforme se aumenta a velocidade.

Dessa forma podemos concluir que o uso do ar condicionado em caminhões não altera o consumo do veículo, pois a potência dispensada para o compressor do ar condicionado é muito baixa, se comparada a potência total do caminhão, bem como a diminuição do arraste aerodinâmico quando o veículo se encontra com as janelas fechadas.

Fonte: Leonardo Bononi - Sócio Administrador da Bononi Acessórios

Posts Relacionados